5 sinais que você precisa praticar yoga.

06 Maio 20

Praticar algum tipo de exercício físico é de suma importância para sua saúde e bem estar mental. Conheça 5 sinais que indicam a necessidade da prática de yoga. Por Paula Botelho.

Tempo médio de leitura: 10 minutos.

A vida nos oferta sinais e é frequente deixarmos que eles passem despercebidos. Às vezes, até os percebemos, mas não damos a devida atenção a eles ou, em outros momentos, nos deparamos com a dificuldade em encontrar caminhos para solucionar o que julgamos necessário.

Já parou pra pensar o quanto você tem feito pela sua saúde?

Sabemos hoje, a partir de várias pesquisas, que o exercício físico está entre os principais pilares para construção e manutenção de saúde e de um bom plano de longevidade. Sim, podemos elaborar um plano de longevidade! O processo de envelhecimento é inexorável, mas não precisamos deixar que ele aconteça ao acaso, sem fazermos nada que diminua o impacto orgânico que ele provoca. 

Fazemos plano de negócios, plano de saúde odontológica, plano de saúde hospitalar e por aí vai. E por que não fazermos um plano pessoal de longevidade, onde seremos nós os únicos gerentes, no qual podemos envelhecer com um corpo ativo, vigoroso, forte, flexível dando suporte para a nossa mente madura e repleta de conhecimento? 

E se eu te contar que a Yoga pode ser uma ferramenta magnífica nesse processo de construção de saúde!

Durante a prática do yoga, a movimentação física e a manutenção das posturas vinculadas à geração de um estado de presença promovem um impacto no seu Sistema Nervoso altamente positivo, aquietando a mente, desacelerando os ritmos internos e aumentando a percepção sobre você mesmo.

Tudo isso te leva a um extraordinário equilíbrio físico, mental e emocional.

O yoga não é uma experiência somente física, pensar assim seria reduzir muito a proposta do próprio yoga, ele vai muito além, é uma ciência milenar capaz de nos oferecer benefícios surpreendentes para o físico e para a mente.

Vem comigo que vou te mostrar alguns aspectos nos quais o Yoga pode gerar transformações sólidas e muito relevantes na sua vida!

  1. Independente da sua idade, você se depara com um corpo rígido, com pouca mobilidade, tensões, desconfortos físicos frequentes e até dores

É comum convivermos com tensões, rigidez, diminuição da mobilidade articular em várias partes do corpo, dores e desconfortos. 

Estas questões, dentre outras, são resultado do tempo que passamos sentados em nossos ambientes de trabalho e em diversos outros momentos do dia, como em meios de transporte e também em nosso lazer. O manuseio por longo tempo de computadores e smartphones, assim como a falta de uma atividade física ou a repetição frequente e excessiva de uma mesma modalidade esportiva, também podem gerar impactos deletérios em nosso físico. 

Enfim, o uso equivocado que fazemos do corpo em nossa sociedade moderna, seja por levar uma vida sedentária ou por exercícios físicos extenuantes, vai, aos pouquinhos, gerando impactos negativos em nosso corpo. 

A prática de Yoga contempla posturas direcionadas e uma orientação cuidadosa, vai identificando e acessando os pontos mais sensíveis, as restrições, as dores, as perdas de movimento e aos poucos vai trabalhando com cada uma destas questões. 

Após um tempo de prática assídua, você resgata coisas muito simples, como por exemplo, a habilidade de sentar no chão com conforto e também se vê livre de muitos dos desconfortos causados por esse uso indevido do corpo na vida diária, deixando todo o sistema mais equilibrado. 

A prática gera mais tônus para seu corpo, mais força e ao mesmo tempo proporciona um corpo mais leve e flexível, cheio de vitalidade e menos sujeito aos impactos que poderiam surgir ao longo do tempo. 

Uma vez que se conquista isso, é muito difícil voltar atrás e assim vamos reinventando o jeito de envelhecer!

  1. Seja por questões pessoais ou profissionais, você lida, no seu dia a dia, com altos níveis de stress.

uitos de nós lidamos com graus diferentes de stress, e aos pouquinhos, todo o nosso sistema vai sendo impactado por uma série de distúrbios físicos e emocionais decorrentes dessa condição. 

Ansiedade, síndrome do pânico, depressão, doenças autoimunes, doenças psico- somáticas e imunidade baixa são achados frequentes nos dias atuais. 

A prática de yoga oferece a cada um que o busca, um momento para descansar a mente, desligá-la um pouco do processo intelectual e desta forma, cria um ambiente interno onde corpo e mente operam em modo mais desacelerado, neutralizando, em parte, a ação dos hormônios decorrentes do stress negativo. 

Oferecer essa oportunidade para seu corpo e sua mente é altamente terapêutico. Gera bem estar e autocuidado e com certeza promove um impacto positivo na saúde como um todo, diminuindo os sintomas das doenças já instaladas e por vezes até a cura destas. Consideramos também que com um sistema emocional e imunológico mais equilibrado, a chance de que novos distúrbios apareçam vai diminuindo. 

E na construção de um novo corpo com mais flexibilidade, vamos também ganhando uma mente capaz de se moldar com mais facilidade às situações, nos lembrando que o yoga é a arte de se tornar flexível, especialmente do que tange ao nosso padrão mental.

  1. Você é muito agitado, não consegue ficar parado, não dorme direito.

O yoga foi feito pra você! É um convite que você está recebendo! 

Se tem identificação com alguma destas condições ou até mesmo com todas, se sente seu corpo e mente mostrando uma série de desequilíbrios, você precisa parar e o yoga vai te ensinar isso. Parar, desacelerar é essencial para você reorganizar as estruturas física, emocional e mental. 

É justamente no momento de prática, a partir das posturas e da permanência nelas, que você vai descobrir um silêncio interno super restaurador, no qual você se conecta com você mesmo e começa a criar um momento que se aproxima de um estado meditativo. 

A partir desta experiência pré-meditativa, por mais breve e singela que seja, sem cobranças, sem exigências, respeitando sua história e considerando a condição emocional de cada dia, você vai conhecer uma nova sensação de bem estar e vai querer reeditá-la mais vezes. 

Esses momentos sendo revividos, prolongados e revisitados vão criar uma ponte para melhorar a agitação interna e externa assim como gerar uma melhoria na qualidade do sono e na qualidade de vida de um modo geral.

  1. Você quer fazer “algo” que te ajude a lidar melhor com as situações da vida

A partir da prática você vai, aos poucos, tendo mais contato com você mesmo e com isso vai saindo do modo operacional de muita intelectualidade e resgatando o hábito de 

sentir, de se perceber. A conexão corpo-mente vai se refazendo assim como a reconexão com a natureza, processos que fomos perdendo ao longo da nossa evolução. 

O sentir é algo essencial do ser humano! 

Na execução das posturas, você passa a perceber melhor seu comportamento, suas reações ou a ausência delas, como você lida com cada momento, inclusive com cada desconforto que possa surgir. Passa a se fazer perguntas essenciais sobre você mesmo e encontrar respostas para elas. Com isso, você vai se conhecendo cada vez melhor. 

Yoga é também um recurso de auto conhecimento. Através do seu corpo, você vai buscar a essência daquilo que você é. 

E o indivíduo que se conhece melhor, é mais hábil para lidar com as dificuldades, com os problemas, com as pessoas e interage melhor na sociedade. Ele também começa a perceber com clareza quais são aqueles hábitos que lhe fazem bem e aqueles que lhe fazem mal. 

Se conhecer melhor te leva, automaticamente, a ter escolhas de mais qualidade, mais saudáveis e mais coerentes com o seu Ser. Desenvolve-se a aptidão de escolher onde colocar a atenção principal. 

Aprende-se a optar por estar bem em qualquer circunstância, por mais adversa que ela seja. Essa habilidade de se sentir bem é Yoga.

  1. Você não tem foco, parece que está sempre distraído

Yoga é desacelerar os processos mentais. Como nos mostra os registros em sânscrito, é aquietar essa movimentação de pensamentos através das posturas, dos asanas. 

Através dessa prática de introspecção e silêncio calmante, na qual as flutuações da mente diminuem, naturalmente um estado de presença vai sendo gerado. 

Estar presente é ter o foco no aqui e no agora. 

Aos poucos, essa experiência que ocorre durante a sua prática de yoga, vai alcançando as situações do seu cotidiano e você aprende a prestar mais atenção no momento presente e viver com intensidade cada situação. 

Você começa a enxergar a vida de uma forma mais consciente, plena e feliz! 

E então, diante de tantos benefícios, esperar pra que? Vem praticar!

Namastê.