fbpx
ENGLISH | PORTUGUÊS
Home
YOGA COMO FONTE DE LIBERDADE PARA O CORPO
IMG_1952

YOGA COMO FONTE DE LIBERDADE PARA O CORPO

Qual o uso que fazemos de nosso corpo? Quantas horas do dia, da semana, do ano, enfim, de nossa vida… passamos sentados?

Seja no trabalho, em casa, no carro, no constante uso do computador ou smartphone, temos hoje uma vida marcada pelo excessivo uso da cadeira. Os prejuízos são maiores do que imaginamos: ao longo dos anos instaura-se um progressivo comprometimento da mobilidade articular e, por consequência, do fluxo sanguíneo, gerando um impacto sistêmico prejudicial não só à estrutura corporal mas à função.

Captura de Tela 2018-06-05 às 10.48.46

O sedentarismo, os constantes tensionamentos (somados a padrões de estresse e ansiedade) e até mesmo as eventuais atividades físicas realizadas de maneira incauta e pouco consciente, conduzem a uma razoável gama de desordens físicas. Assim, ao longo dos anos nosso corpo vai se tornando cada vez mais enrijecido, limitando nossa mobilidade e afetando nossa qualidade de vida. Acabamos, portanto, enclausurados em uma espécie de prisão: limitados em um corpo rígido, pouco funcional, dolorido e desvitalizado.

Em suma, todo o nosso organismo é profundamente impactado pelo uso que fazemos do corpo.

Nesse ínterim, destaca-se a singular eficiência do Yoga: no âmbito corporal, as posições/ásanas e a combinação de sequências do método Kaiut (com seu altíssimo nível de segurança e de maneira integrativa) buscam restaurar e preservar o potencial biomecânico de cada parte do corpo. Em cada aluno busca-se o perfeito equilíbrio entre força e flexibilidade. O impacto da prática regular do Yoga sobre cada articulação e estrutura corpórea é consistentemente benéfico e terapêutico, levando a restabelecer o uso pleno da mesma, repercutindo positivamente em todos os sistemas e órgãos.

Como isso ocorre? Parte da resposta está no fato de que as posições do Yoga, ao desbloquearem as juntas e estruturas corporais, possibilitam que o fluxo do sangue possa chegar perfeitamente a cada uma das nossas células, em todas as regiões do organismo. Vale lembrar que é pela corrente sanguínea que os nutrientes chegam a todas as células do corpo. Sendo assim, não é sensato cultivarmos tão somente cuidados alimentares de modo isolado se há bloqueios que impedem a circulação. Somos produto de nossa alimentação, mas também e, sobretudo, somos produto do uso que fazemos de nosso corpo.

Portanto, no que concerne à estrutura corporal, a prática do Yoga possui um propósito deveras libertador na medida que propicia o restabelecimento do potencial genético de cada aluno, com respeito às suas particularidades, desbloqueando as estruturas corporais. Esta desobstrução acaba por liberar, de maneira equilibrada, todas as áreas de nossas juntas para uma adequada e eficiente circulação sanguínea; por conseguinte, recupera-se a plenitude do potencial corpóreo. Busca-se assim, com todo o alto nível de eficiência e sofisticação técnica do método Kaiut Yoga, preservar a funcionalidade estrutural de nosso corpo, gerando maior vitalidade em todo o organismo.

Prof. Naudé Prates

Kaiut Yoga

Kaiut Yoga, escola de yoga terapêutica e terapia natural que pratica o Método Kaiut e visa proporcionar conforto e bem-estar, através da prática do yoga.