ENGLISH | PORTUGUÊS
Home
PRIMEIRA ESCOLA KAIUT YOGA NO USA. Parabéns Yvonne Mosser.
Captura de Tela 2017-11-29 às 10.14.05

PRIMEIRA ESCOLA KAIUT YOGA NO USA. Parabéns Yvonne Mosser.

Em busca de um sonho!

Moradora local de longa data abre estúdio de yoga

Por Amy M Peters, correspondente para o Planet (1 de novembro de 2017)
Abertura do mais novo estúdio de Telluride, uma franquia do Kaiut Yoga International, no edifício USBank na Main Street de Telluride, Colorado.
No dia de hoje, um sonho se torna realidade para a moradora local , que abre a primeira franquia norte Americana do Kaiut Yoga International num espaço recém modelado no 2º andar do edifício US Bank na avenida East Colorado no.38, em Telluride, no Colorado.
Existem apenas alguns professores do método Kaiut de nível A na América do Norte e Yvonne Mosser está entre eles, tendo acumulado 400 horas de treinamento para professores em cursos intensivos em Toronto, no Canadá, e em Hotchkiss, no Colorado.
Há um ano e meio atrás, Mosser esteve em Curitiba, Brasil, estudando com Francisco Kaiut, fundador do métoto e proprietário do Kaiut Yoga International.
O método Kaiut foi criado para lidar com dores e machucados crônicos, dores em geral e rigidez em corpos que sejam pouco flexíveis ou demasiadamente flexíveis. Além do mais, o método leva em conta o fato de nossos corpos estarem em processo de envelhecimento.
“Todos estamos em processo de envelhecimento”, diz Yvonne Mosser, 62 anos, 36 dos quais vivendo na região de Telluride. “Passamos mais tempo sentados e isso afeta o nosso sistema nervoso e a nossa espinha dorsal, nossas pernas, todo o nosso corpo, na realidade. Esta prática visa trazer movimento para as restrições que apresentamos ao envelhecer.”
Mosser enfatiza que o método Kaiut é uma prática mais natural que foca na mobilidade das juntas, no processo circulatório e utiliza a gravidade a seu favor; trabalhamos todos esses elementos e ainda alcançamos um “estado de presença”.
A parte mais importante da prática, segundo Mosser, é quando contamos ao nosso sistema nervoso que algo diferente está para acontencer. “E há um momento meditativo, quando atingimos atenção plena.”

Captura de Tela 2017-11-29 às 10.11.28
Yvonne acrescenta que no ocidente, o yoga se tornou cada vez mais voltado à atividade física e que as pessoas se desconectaram desta essência do yoga. “As práticas ocidentais estão desconectadas do estado emocional. Há música ou há pessoas comprando na loja da Lululemon junto ao estúdio de yoga, por exemplo. Percebemos que os praticantes de yoga não estão presentes nem focados.
Entretanto, a prática Kaiut tem como alvo o sitema nervoso e procura não alimentar este loop de excitamento. “Sugerimos uma prática constante, como uma limpeza diária dos dentes. Os alunos saem descansados e com mais espaço interno.”
Yvonne mudou-se da Inglaterra para Telluride em 1981 e vem praticando yoga desde os 18 anos. Como massoterapeuta e vegetariana, ela sempre esteve ligada à área da saúde, ajudando as pessoas a se sentir melhor. Possui um certificado de 500 horas pela Yoga Alliance Certification . Quando chegou à Telluride, havia poucos instrutores de yoga e ela começou a preencher o vazio dando aula em diversos espaços. Deu aulas de Iyengar no Telluride Yoga Centre antes de mudar o foco para o método Kaiut.
Yvonne conheceu o Francisco em 2013, em Hotchkiss, fazendo um treinamento no Yoga Tree. Lembra-se do que sentiu instantaneamente ao tocar na rigidez de seus ombros: “Encontrei! É isso!” Ela se utiliza de suas próprias restrições e da sua larga experiência com outros corpos para ser uma instrutora perspicaz.
“Yvonne é profundamente comprometida com esta prática”, coloca Francisco. “Ela possui uma larga experiência e nestes últimos dois anos têm trabalhado comigo de forma consistente. Mais ainda, compreende a profundidade e a complexidade deste trabalho. Sabe que é necessário um estudo contínuo para entregar aulas com qualidade.”
Na yoga atual encontramos alunos que chegam a qualquer momento em qualquer classe e que buscam o treinamento yoga fitness, por exemplo. Mosser insiste que na prática Kaiut, o interesse é em fidelizar o aluno, mantendo a sua saúde e ajudando-o a envelhecer com qualidade. As primeiras quatro aulas são cortesia e os alunos são encorajados a experimentar para sentirem o efeito da prática. Após este período inicial, os alunos podem decidir se matricular no plano de 140 dólares ao mês por um número ilimitado de classes. Também há a opção de comprar passes com menos aulas.
A inauguraçao do Kaiut Yoga Telluride está marcada para o dia 12 de janeiro de 2018 das 18 às 20:00 quando Francisco Kaiut estará na cidade para dar um curso. (dias 13 e 14). Ele retornará a Telluride para ministrar treinamentos em maio (de 15 a 22) e em outubro de 2018 (de 8 a 16). Cada treinamento consiste em 100 horas de atividades.
Enquanto isso, Yvonne Mosser está oferecendo aulas às 7:30, às 9:00 e ao meio-dia, de segunda a sexta, com algumas aulas à noite e nos fins de semana. Colchonetes, bolsters e fitas estão disponíveis para o uso dos alunos. Esses materiais estão também à venda.
Para ser registrar nas aulas, cursos e treinamentos acesse kaiutyogainternational.com/telluride-co/.

Kaiut Yoga

Kaiut Yoga, escola de yoga terapêutica e terapia natural que pratica o Método Kaiut e visa proporcionar conforto e bem-estar, através da prática do yoga.