fbpx
ENGLISH | PORTUGUÊS
Home
Encontrando Francisco Kaiut
post do jornalista 24 05

Encontrando Francisco Kaiut

Muitas pessoas consideram Francisco Kaiut – fundador da Kaiut Yoga International, com sede em Curitiba – um mestre de yoga. Kaiut, no entanto, prefere a palavra “professor”.

Ele vai conduzir um workshop de formação de professores de uma semana na Kaiut Yoga Telluride, começando terça-feira.

O método Kaiut consiste em movimentos sutis e posições prolongadas, ao contrário da maioria dos yogas que alonga os músculos de forma extraordinária, o método Kaiut funciona a partir das articulações.

O que eu notei é que o tecido mole — músculo — responde à estimulação nas articulações mais corretamente,” Kaiut disse. “A articulação permite que você redefina o tecido mole e cria um atalho entre o corpo e o cérebro, realçando o que chamamos de ‘o mapa do cérebro’ muito mais rápido.”

O método baseia-se em saúde “biomecânica”, que envolve a liberdade de movimento, enraizado na relação entre corpo e cérebro. Ele é projetado para ajudar a trabalhar com dor crônica, lesões e rigidez e é ideal para o corpo inflexível, hiper flexível e envelhecimento.

As poses do Yoga apresentam o potencial para o movimento do corpo humano“, explicou Kaiut. “E uma vez que você usar esse potencial como sua referência e uma vez que você dá a esse tipo de estimulação para o cérebro, você recebe muito mais do sistema, que responde muito bem quando ele exige sua plena capacidade.”

Kauit refere-se ao seu método como “fundamentalista” porque leva em consideração o nosso moderno estilo de vida, desenvolvimento social, exigências extremas, tecnologia e evolução que nosso cérebro e sistema nervoso pratica.

Yoga era como aptidão“, disse Kaiut. “É uma maneira para que as pessoas usem seus corpos para estender a vida e para estabelecer um estado de presença — uma forma de estar em um estado meditativo — usando o corpo como sua principal ferramenta.”

Para Kaiut — 47 anos, quiroprático que estudou terapia sacro-craniana, terapia de polaridade e massagem profunda do tecido — Yoga centra-se na saúde e a arte de cura natural.

Ele lembra uma visão vívida que teve um dia, enquanto ele estava preparando uma aula de yoga para alguns pacientes. “Tive uma visão dos tapetes de yoga, subindo do chão e tornando-se tabelas de Quiropraxia“, lembrou. “Depois disso nunca mais vi os tapetes como tapetes de yoga novamente, eu sempre vejo em vez disso poses de yoga como traços de Quiropraxia muito original.

Yvonne Mosser, uma professora de yoga local antigo e massoterapeuta, estudou com Kaiut, desde 2013. Ela abriu o Telureto de Yoga Kaiut na rua principal, a primeira franquia fora do Brasil, em novembro.

Mosser descreve o ensino do Kaiut como “observador em silêncio.”

Ele coleta dados e vê claramente as diferentes formas e restrições que são apresentadas a ele de uma forma sem julgamento“, disse Mosser. “Um aluno se sente visto em sua presença, ele não invade seu espaço, mas aguarda o momento em que você é capaz de absorver as sugestões. Ele faz um processo de permitir.”

O objetivo do Kaiut para professores durante a próxima oficina é “aprender a pensar”. Ele quer que as pessoas que praticam o método possam ter uma experiência que permita mudá-los de alguma forma, criando “melhor compreensão e conexões neurológicas. Não é porque as pessoas “precisam” ou “devem” praticar o seu método de Yoga; em vez disso, sentem falta de não tê-lo se não o fizerem.

Também quero criar força e estrutura para uma base de núcleo de alunos de Yvonne“, acrescentou Kaiut.

Marta Tarbell participou do seu primeiro workshop com Kaiut no início de 2000 e foi inspirada desde então. “Não há nenhuma solução rápida; é uma prática serena e fluída que fica na cabeça muito tempo depois que acaba “, disse. “Os adereços são mínimos — esteira, travesseiro e cinta — e a sensação geral é estar segurança, em um ambiente que de alguma forma faz com que o praticante, queira manter e explorar.”

Kaiut abriu sua primeira escola de yoga no Brasil em 2002, agora, existem oito estúdios operando em todo o Brasil, com perspectiva de abertura de três a cinco novos estúdios no próximo ano, explicou. Incentivado por leis favoráveis, ele abriu franquias nos Estados Unidos e também novos estúdios Kaiut em Boulder, Broomfield, bem como Dallas e Toronto.

Kaiut explica que porque seu ensino faz sentido e cria a demanda.

As pessoas estão praticando porque tenho apresentado o yoga de uma forma que faça sentido para a natureza dentro dos corpos,” ele disse. ” Explico aos meus professores e forneço muita compreensão intelectual. Quando você faz o curso, parece certo, mesmo quando é desconfortável ou doloroso, porque ele se comunica diretamente com a inteligência do seu próprio corpo.”

Kaiut retornará para Telluride para conduzir treinamentos de professor em outubro e maio de 2019.

Kaiut Yoga

Kaiut Yoga, escola de yoga terapêutica e terapia natural que pratica o Método Kaiut e visa proporcionar conforto e bem-estar, através da prática do yoga.